No mês de abril, a equipe da Controladoria Geral do Município (CGM), responsável pelo acompanhamento de projetos da Prefeitura de Sobral, participou de reunião com representantes da Caixa Econômica Federal.

O objetivo da reunião, que ocorre semanalmente, é fazer o monitoramento e avaliação dos termos de compromissos e contratos de repasses de financiamentos ao poder público municipal.

Na última reunião foram discutidos os convênios celebrados entre o município e a Caixa Econômica Federal (CEF), bem como as novas contratações no âmbito do programa Novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento), com explanação das pendências e resoluções com prazos determinados.

O controlador geral de Sobral, Cezar Pinheiro, destacou que o objetivo principal dos encontros, que têm a participação das secretarias municipais, é evitar a perda de prazos ou de recursos. “O nosso propósito é que todos os convênios federais ou estaduais sejam efetivados da melhor forma possível”, disse o controlador.

Os convênios são instrumentos que disciplinam a transferência de recursos financeiros da administração pública federal ou estadual para o município, visando a execução de projeto em regime de mútua cooperação.

O controlador enfatizou ainda que a Prefeitura de Sobral busca manter a transparência na fiscalização e no uso dos recursos públicos. "Em 2019, recebemos o Certificado de Efetividade da Gestão, no campo da Educação, pelas boas práticas de gestão aplicadas no município", disse Cezar Pinheiro.