Com a temática “Água: eu amo, eu cuido”, teve início, na manhã deste sábado (23/02), uma campanha sobre o uso consciente da água em Sobral, iniciativa do Lions Clube, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Secretaria da Educação. Foi realizada uma blitz educativa, com a distribuição de adesivos no Centro da cidade (Rua Coronel José Sabóia), ao mesmo tempo em que representantes do Lions participavam do programa de rádio "Show do Ivan Frota", no Becco do Cotovelo, divulgando as ações programadas e o concurso de redação para alunos das escolas municipais. O SAAE foi representado pelo diretor administrativo, Erisson Araújo de Moraes.

A presidente do Lions Caiçara, Francina Angelim, falou no programa sobre a importância da campanha para o uso racional da água que pode e deve ser praticado todos os dias, incentivando o consumo responsável. Em seguida, o companheiro leão (CL) Norone Angelim destacou o trabalho em conjunto dos três clubes de Lions (Caiçara, Ribeiro Ramos e Princesa do Norte), SAAE e Prefeitura de Sobral (Secretaria da Educação). O CL Lyryal Rolin, representando o Lions Princesa do Norte, enfatizou também a parceria das entidades com a mobilização da população.

A movimentação no Becco do Cotovelo foi intensa, a partir das 9 horas, com a entrega de material educativo da campanha e animação com os personagens Tubo e Tubete. Também houve a distribuição de copos com “Água de Sobral” para divulgar a qualidade do produto. Estiveram presentes diversos servidores do SAAE, com participação da Gerência de Gestão de Pessoas e da Comissão de Eventos.

Para o diretor administrativo, Erisson Araújo de Moraes, que representou o diretor-presidente, Edmundo Rodrigues Júnior, esta campanha é uma ação importante contra o desperdício da água, alertando para sua utilização com responsabilidade, pois é um recurso natural limitado e essencial à vida.

Participação dos estudantes

No mês de março, alunos dos 6° e 7° anos das escolas municipais de Sobral participarão do concurso de redação com o tema “Água: eu amo, eu cuido”. O objetivo é estimular a criatividade, o raciocínio, a leitura e o desenvolvimento da escrita dos alunos da rede pública de ensino. O concurso também procura promover reflexão acerca de possíveis soluções para evitar a degradação da água e do meio ambiente.

A prova será aplicada no dia 11 de março em todas as unidades escolares do município. A melhor redação de cada escola deve ser encaminhada, até o dia 15 de março, à comissão organizadora do concurso para a escolha dos três melhores textos. O resultado final será divulgado no dia 19 de março e os três primeiros colocados serão premiados com uma bicicleta (1º lugar), um par de patins (2º lugar) e um headphone (3º lugar), no dia 20 de março.