A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), por meio da Diretoria de Parques, Jardins e Unidades de Conservação (DPJUC), lançou, nesta quinta-feira (03/02), 750 bombas de sementes de aroeira, angico, jacarandá, caramba e catingueira, na Unidade de Conservação Municipal de Proteção Integral Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Pedra da Andorinha, localizada no distrito de Taperuaba.
As bombas de sementes foram arremessadas pela equipe técnica da AMA e pelos jovens do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) do distrito de Taperuaba. A iniciativa dá continuidade ao projeto de reflorestamento do Revis Pedra da Andorinha, que teve início em 2021, com o plantio de 1.300 árvores.
As bombas foram produzidas no Horto Municipal de Sobral e consistem em sementes diversas envoltas em uma mistura de terra e adubos, que protegem as sementes e fornecem condições que facilitam a germinação. A técnica foi desenvolvida pelo engenheiro agrônomo Masanobu Fukuoka no Japão, para semear grandes áreas com gramíneas e árvores. Esse método foi utilizado em 2017 no reflorestamento de áreas de nascentes na Chapada do Araripe, no Ceará.