A campanha de vacinação antirrábica de Sobral alcançou, na segunda metade do mês de dezembro, 94% da cobertura vacinal geral no município. Até o dia 20 de dezembro, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) vacinou 37.913 cães e 34.638 gatos, totalizando 72.551 animais vacinados no ano de 2021.
De acordo com o gerente da Zoonoses, Rafael Lima, quem ainda não teve seu animal vacinado pode ir até a sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses para realizar a imunização do animal. “O ano de 2021 foi atípico, pois não conseguimos realizar o Dia D de vacinação contra a raiva mas, mesmo assim, atingimos uma ótima cobertura vacinal. Além da campanha, que acontece anualmente entre setembro e dezembro, temos o ponto de vacinação fixo na Unidade de Vigilância de Zoonoses, que atende de segunda a sexta-feira, das 7h às11h e das 13h às 17h”, explicou Rafael.
A raiva é uma doença infecciosa aguda viral grave que pode ser transmitida aos humanos por mordidas, arranhões e saliva de animais infectados em contato com a pele lesionada, ou mucosas. A doença atinge o sistema nervoso central e pode levar à morte de animais e humanos.