Já está nas ruas a campanha "Sobral, quem ama cuida", que envolve a colaboração intersetorial de várias secretarias da Prefeitura e instituições parceiras e inclui, principalmente, a participação da população. Nos últimos dias foram realizadas várias ações no bairro Terrenos Novos, incluindo substituição de lâmpadas e melhoria da iluminação publica e limpeza dos pontos de lixo e das vias públicas. Além disso, técnicos da Prefeitura estão abordando os moradores (com sensibilização porta a porta) para orientar sobre doenças e também sobre o descarte correto dos seus resíduos.

O trabalho está sendo realizado também nas escolas e nos CSFs. Além do bairro Terrenos Novos, as ações serão realizadas, nesta primeira etapa, nos bairros Vila União e Cohab III. Entre as ações previstas estão: distribuição do calendário de coleta sistemática de lixo, veiculação de conteúdos educativos sobre limpeza, prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, limpeza de terrenos baldios, reposição de lâmpadas em locais públicos, poda de árvores, palestra de educação ambiental nas escolas, pintura de meio fio e fiscalização ambiental nos pontos de lixo.

Durante a campanha será apresentada à população a Lei que institui a Política de Resíduos Sólidos no município. O objetivo dessa lei é permitir o avanço necessário para o enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.