Na última quarta-feira (07/02), os catadores de recicláveis que operam na Central Municipal de Reciclagem (CMR) do Sinhá Sabóia, em parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), participaram de uma oficina voltada para a reutilização de materiais recicláveis. A iniciativa faz parte do projeto Reciclocidades Cagece e foi ministrada pela equipe da Cagece.

Na oficina, eles aprenderam a transformar materiais recicláveis em arte, que poderá ser comercializada por eles, gerando uma fonte adicional de renda. As peças são criadas a partir da matéria-prima coletada nas ilhas ecológicas, incluindo vidro, papelão, entre outros. Essa iniciativa não apenas promove a sustentabilidade, mas também fortalece a autonomia financeira dos catadores, contribuindo para uma economia circular e inclusiva.

A parceria entre a Cagece e as Associações de Catadores ocorreu por intermédio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), por meio da Coordenação da Gestão Integrada de Resíduos, que acompanha a atuação dos catadores associados e das CMRs.