A Secretaria da Saúde de Sobral, por meio da célula de Vigilância em Saúde Ambiental, tem intensificado, durante todo o mês de agosto, as ações de monitoramento da qualidade da água destinada ao consumo humano no município por meio de carros-pipas.
De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Suely Torquato, o monitoramento é regulamentado pela portaria nº 888/2021, do Ministério da Saúde. “Toda água destinada ao consumo, independente da forma de acesso da população, está sujeita à vigilância de qualidade da água. Considerando a necessidade dos cuidados com o uso de veículos transportadores de água para consumo humano como medida emergencial para o abastecimento de comunidades vulneráveis à escassez, foi intensificado esse serviço de monitoramento”, explica.
Esse monitoramento se faz necessário pois existem riscos de transmissão de doenças de veiculação hídrica, que vão desde a popular diarreia até doenças como amebíase, giardíase, gastroenterite, hepatite infecciosa (Hepatite A e E) e cólera. “Esse monitoramento tem como objetivo garantir que a água que chega para o consumo da comunidade esteja dentro dos padrões vigentes para água potável, atendendo a legislação”, reforçou Suely.
A técnica explica que existem algumas localidades e comunidades que ainda são abastecidas por meio de cisternas. Essas comunidades solicitam o abastecimento aos órgãos competentes que enviam os carros-pipas de acordo com a demanda. “Hoje os órgãos que recebem essas demandas são o Saae e a Defesa Civil Municipal, que atuam em parceria. Eles acionam então prestadores de serviço e nós realizamos o monitoramento desses prestadores para garantir a qualidade da água que é entregue”, finalizou.
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde de Sobral
Jornalista responsável: Josivânia Brito
Contato: (88) 99719-6746
Texto: Jessyca Marques