Com o objetivo de ampliar o entendimento sobre o autismo e promover a inclusão, o Centro de Reabilitação de Sobral realizou, entre os dias 1° a 5 de abril, uma programação especial na IV Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Por meio de atividades de educação em saúde, rodas de conversa e eventos culturais, a programação teve como objetivo dar mais visibilidade às pessoas com autismo e seus familiares e cuidadores.

A semana contou com ações de conscientização nas salas de espera da unidade com temas pertinentes como: direitos da pessoa com autismo e sensibilização; e apresentação dos serviços da rede de atenção à pessoa com TEA. Também ocorreu um bate-papo com pacientes e familiares sobre vivências, desejos e talentos de pessoas com TEA na roda familiar.

Encerrando as atividades, as crianças acompanhadas pelo Centro de Reabilitação realizaram uma exposição de artes e participaram do projeto Rua de Brincar, na Vila Olímpica de Sobral (Expectativa), ação que promove atividades culturais, esportivas e educativas.

“A ideia da semana é dar visibilidade à causa do autismo. Nós, do Centro de Reabilitação, somos um serviço que atende pacientes com TEA e seus familiares. Acho que é importante destacar o protagonismo dessas pessoas, de uma compreensão do autismo não só nas suas vulnerabilidades, mas que há também possibilidades e que, através do trabalho que realizamos, a gente consegue avançar nessa compreensão”, destaca a gerente do Centro de Reabilitação, Rafaela Porto.

Facebook
YouTube