O Centro de Referência em Infectologia de Sobral (CRIS) Francisco Luiz da Costa realizou, na manhã desta terça-feira (05/10), a abertura das ações alusivas ao Outubro Rosa. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Christianne Coelho, a coordenadora da Atenção Especializada, Tamires Félix, a gerente do CRIS, Sandra Flor, e a coordenadora da Associação Sobralense das Trabalhadoras do Sexo (Astra), Maria da Conceição Oliveira.

Na ocasião, a vice-prefeita destacou a relevância do Outubro Rosa, que trata da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo do útero, e reforçou a importância de que essa prevenção seja permanente. “Esse mês é o mês de destacar essa luta, assim como o Setembro Amarelo foi o mês de prevenção ao suicídio, mas esses cuidados devem ser permanentes, pois o tratamento e diagnóstico precoce salvam vidas”.

A gerente do CRIS, Sandra Flor, explicou que o equipamento realizará ações educativas na sala de espera e, quando necessário, encaminhamentos a outros equipamentos de saúde do município. Ela reforçou ainda que a mamografia é o exame mais indicado para diagnóstico precoce do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade.

OUTUBRO ROSA

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer) que participa do movimento desde 2010, promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

Facebook
YouTube