Os grupos de postura, dança, e práticas corporais do Centro de Saúde da Família (CSF), do bairro Junco, reiniciaram as atividades presenciais com a comunidade. Eles são organizados pelo CSF Junco em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.
De acordo com a tutora da equipe de residentes multiprofissionais em Saúde da Família (RSMF), dos territórios do Junco e Cohab 3, Márcia Macedo, o retorno dessas atividades era muito esperado pela comunidade e profissionais. “A comunidade ansiava pelo retorno das práticas corporais pois é um momento de encontro e cuidado. São situações primordiais para mantermos não somente nossa saúde física como também nossa saúde mental”, ela explicou.
Retornar às atividades presenciais desses grupos tem um grande significado para a tutora, pois mostra também o avanço da retomada dos projetos que aconteciam antes da pandemia da Covid-19. “É um carinho para nossa alma ver a volta desses grupos, sempre de maneira controlada e respeitando os protocolos. É a esperança de tempos melhores. Os grupos de práticas têm a finalidade do encontro e do cuidado, para além do exercício proposto. Lá a gente ri, se descontrai, diminui nossa ansiedade, reencontramos velhos amigos e fazemos novos, além de fortalecer vínculos”, enumerou Márcia.
Para participar, basta entrar em contato com a Agente Comunitária de Saúde que realiza o acompanhamento do território ou se dirigir ao local no dia e hora determinados. O grupo de posturas acontece, toda quarta-feira, às 9h, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia.