O Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Sobral conquistou o primeiro lugar no painel "Lean no CEM – Estudo de caso do Tempo Médio de Atendimento (TMA)" do VI Congresso Internacional de Oncologia D’Or. A ação tem como objetivo melhorar os processos de trabalho e organizar os fluxos de serviço, diminuir as filas de espera e o tempo médio de atendimento, resultando no aumento da satisfação de seus usuários e na agilidade dos tratamentos.
“Com o apoio do prefeito Ivo Gomes, implantamos há um ano e cinco meses a metodologia Lean de potencialização de resultados no CEM, estabelecemos metas de tempo e qualidade no atendimento. Hoje, o CEM está colhendo bons frutos e buscando melhorar cada vez mais”, afirmou Gerardo Cristino, secretário da Saúde de Sobral.
Antes da implantação da metodologia Lean no CEM, o Tempo Médio de Atendimento (TMA) para o resultado de uma biopsia, com retorno para o especialista, superava 92 dias. Hoje, esse tempo foi reduzido para 23 dias. “Conhecendo novos processos de trabalho, realizando o mapeamento de fluxo de valor, fazendo a resoluções dos problemas e com novas estratégias o CEM busca reduzir ainda mais esse tempo de atendimento, com uma meta de 20 dias”, pontuou Walkira Landin, gerente do CEM.