A Secretaria da Saúde (SMS), por meio do programa Centro de Referência em Infectologia (Cris), em parceria com o Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase (Mohan), iniciou, na última quarta-feira (08/09), uma ação de educação e conscientização nos Centros de Saúde da Família (CSFs) de Sobral.
O objetivo principal das atividades é alertar para a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da hanseníase, que é feito na região, por meio do Cris de Sobral. A ação contará com cinco etapas. O primeiro momento é de educação permanente e está acontecendo nas salas de espera dos CSFs. Em sequência, serão realizadas sensibilizações com agentes comunitários de saúde, rodas de conversas com profissionais da saúde da rede pública, buscas ativas e momentos de reintegração social.
A hanseníase é uma doença crônica causada por uma bactéria que pode ocasionar a alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente nas mãos, braços, pés, pernas e olhos, podendo gerar incapacidades permanentes.