A demanda pela Coleta Programada de materiais inservíveis teve um aumento significativo no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao ano anterior, refletindo um crescimento expressivo na utilização desse serviço pela população de Sobral.

Neste ano, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), registrou mais de 700 atendimentos da Coleta Programada nos primeiros três meses, ultrapassando os números do ano anterior. Esse desempenho ressalta a eficácia do serviço e a crescente aceitação dos sobralenses em adotá-lo.

A Coleta Programada é uma iniciativa para a promoção da limpeza urbana e do meio ambiente. O serviço oferece comodidade aos cidadãos, que podem agendar o recolhimento dos materiais inservíveis em suas próprias residências. Além disso, contribui para a prevenção de infrações e crimes ambientais, reduzindo a quantidade de lixo descartado de forma irregular nas ruas e terrenos baldios.

É fundamental a conscientização da população sobre a importância de utilizar corretamente serviços, como este, oferecidos pelo poder público, visando uma cidade mais limpa e sustentável para todos.

O descarte irregular de material em via pública é infração prevista na Lei Municipal 1789/2019 e crime ambiental, de acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9605/98.

Coleta Programada: 0800 275 2325

Horário de atendimento: 08h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.