O município de Sobral iniciou o programa de coleta seletiva porta a porta no mês de outubro, abrangendo os bairros Sinhá Saboia e o Centro Comercial, e expandiu-se para o bairro Domingos Olímpio em novembro. Agora, em dezembro, chegou ao bairro Campo dos Velhos.

Os catadores associados desempenham um papel fundamental nesse processo, utilizando triciclos 100% elétricos para coletar e transportar materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro, até a Central Municipal de Reciclagem. Além disso, a cidade conta com 38 ilhas ecológicas estrategicamente distribuídas, proporcionando à população a oportunidade de entregar seus materiais recicláveis.

Esse sistema fortalece a coleta seletiva ponto a ponto, graças a investimentos em infraestruturas inovadoras e sustentáveis. Essa abordagem não apenas promove a conscientização ambiental, mas também contribui para a construção de uma comunidade mais sustentável e comprometida com a preservação do meio ambiente.

Desde sua implementação, com as Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) em 2021, a coleta seletiva em Sobral tem sido conduzida com eficácia pelos catadores associados. Até o momento, foram recolhidas mais de 600 toneladas de materiais recicláveis, sendo 453,3  toneladas apenas no ano de 2023. Esses itens são vendidos pelos catadores, constituindo sua principal fonte de renda.