O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunica que a falta de energia elétrica ocorrida na tarde desta terça-feira (24/09), ocasionada pela colisão de um caminhão em um poste de alta tensão nas imediações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Sumaré, prejudicou o abastecimento de água na cidade de Sobral e no distrito de Caioca. Com o retorno da energia na noite de terça-feira (24/09), às 22 h, teve início o bombeamento de forma parcial, devido a problemas eletromecânicos provocados pela interrupção brusca de energia. A equipe do SAAE trabalhou até 01h da manhã desta quarta-feira (25/09), para a manutenção da ETA.
Com a falta de energia elétrica, ficaram sem funcionamento as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito. No período, O SAAE deixou de tratar e distribuir cerca de 18 milhões de litros de água. O bombeamento foi retomado na manhã de quarta-feira (25/09). Como o sistema funciona por pressão, a distribuição acontece de forma gradativa até que as redes estejam pressurizadas. Desta forma, a água chega primeiramente nas regiões mais baixas. A estimativa é de que o abastecimento seja normalizado até segunda-feira (30/09), nas áreas mais elevadas ou localizadas em pontas de rede.
O SAAE alerta que esta paralisação poderá ocasionar alterações na turbidez e coloração da água.
O SAAE pede a compreensão dos moradores e recomenda que a população utilize água de forma moderada, privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais.
Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, estão disponíveis os canais de atendimento do SAAE: 0800.283.0195 –(88) 3677-9130 – www.saaesobral.com.br