Na tarde da última quarta-feira (02/05), a equipe da Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas visitou as instalações do Centro POP com o objetivo de discutir e somar esforços nas ações integradas para usuários de substâncias psicoativas e população em situação de rua.

A coordenadora Claudine Aguiar, falou sobre os avanços na Política Nacional sobre Drogas que ocorreram nas duas últimas décadas. “Houve significativos avanços na Política Nacional sobre Drogas, modificações importantes na lei, novos dispositivos para promoção de acolhimento e cuidado, além de ações voltadas para a redução de danos”, afirmou.

No município de Sobral, vários são as ferramentas de acolhimento. A Rede de Atenção Psicossocial inclui o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), os Centros de Saúde da Família (CSF's), a Unidade de Acolhimento aos Usuários de Substâncias Psicoativas, entre outros. Além do Cento POP, a Rede Socioassistencial também acolhe essas pessoas através dos CRAS e CREAS.

A Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas de Sobral coordena a política municipal sobre drogas, construindo ações intersetoriais na perspectiva da prevenção, tratamento, reinserção social, redução de danos sociais e à saúde, direitos humanos e cidadania, para a promoção da atenção integral a usuários, familiares e rede social envolvida.