Na madrugada desta quarta-feira (18/10), a Coordenadoria de Sanidade Animal, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), juntamente com o apoio da Guarda Civil Municipal, realizou autuação de dois abatedouros clandestinos de aves, que resultou na apreensão de 46 kg de carne imprópria para consumo, no distrito de Aracatiaçu. A ação ocorreu após denúncias por parte da população.

Durante as operações, também foi realizada a interdição dos locais, pois não seguiam os padrões sanitários estabelecidos pela legislação e nem as boas práticas de manipulação das carnes. O produto apreendido de ambos foi condenado por não oferecer garantia da qualidade e inocuidade alimentar, ou seja, apresentava risco aos consumidores, e foi destinado ao Controle de Tratamento de Resíduos (CTR).

A STDE ressalta que a fiscalização feita regularmente pela equipe de sanidade animal é importante para garantir a segurança alimentar da população, já que o abate e o processamento clandestino de produtos de origem animal oferecem risco à saúde dos consumidores e dos manipuladores.

Denúncias como essa ou de criações irregulares em zona urbana podem ser feitas à ouvidoria por meio do telefone 0800 085 1600 ou pelo e-mail da Coordenadoria da Sanidade Animal da STDE Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos

Facebook
YouTube