A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) realizou, através da Coordenadoria dos Direitos Humanos, entre 17 a 19 de maio, ações por ocasião do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia (17 de maio). Foram executadas atividades nos meios de comunicação, mesa de debates e uma plenária para discussão de propostas para construção de um plano municipal para população LGBT.

Nessa quinta (17/05) e na sexta-feira (18/05), a equipe da coordenadoria concedeu entrevistas em programas de rádio sobre o combate ao preconceito de gênero, enfatizando as ações que a Sedhas vem realizando na área de educação em direitos humanos. Ainda na sexta-feira, a equipe realizou, no Centro de Convenções Inácio Gomes Parente, uma Mesa Redonda sobre o tema "Dialogando sobre direitos, acesso e atendimento nas políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação".

O debate foi realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual dos Direitos Humanos, a Comissão da Diversidade e Gênero, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Sobral, os projetos “Travessias” e "Transversar" e a Associação Graúna uma. O evento teve como debatedores os psicólogos Paulo Roberto, Karina Gadelha e o pedagogo Rogers Saboia. No sábado (18/05), com o apoio dos mesmos parceiros, a CDH realizou a Plenária para Construção do Plano Municipal de Direitos Humanos para LGBT's.

"Além das propostas dos grupos, que nos apontam trabalho, foco e metas na área, foi instituído o Fórum Permanente da população LGBT de Sobral. Para o sucesso da Plenária e da Mesa Redonda, contamos com uma comissão organizadora representativa de diversos segmentos e coletivos. Tudo ocorreu conforme planejado, graças à organização e colaboração de cada representante dos grupos movimentos e coletivos que caminharam conosco para a efetivação desta programação", disse o coordenador dos Direitos Humanos da SEDHAS, Francisco Silva.

Confira as fotos da Plenária AQUI
Confira as fotos da Mesa Redonda AQUI