A Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria de Educação, realiza o curso Robótica Educativa, que beneficia 150 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais.

A experiência é pioneira no Ceará e tem como objetivo desenvolver conhecimentos na área da automação, potencializando a aprendizagem de matemática e ciências. O projeto faz parte do programa #ocupaJuventude, financiado com recursos do Tesouro Municipal.

O secretário da Educação, Herbert Lima, destaca as áreas do conhecimento aplicadas no curso, levando para prática o que foi aprendido em sala de aula. “Esse curso visa capacitar os estudantes nas áreas de tecnologia da informação, na área de robótica, na aplicação da matemática e das ciências voltadas para a área de tecnologia”, disse o secretário.

Letícia Freires, aluna do curso, acredita que será um diferencial em seu futuro profissional. “Hoje as empresas só aceitam pessoas que têm certificado, que têm conhecimento geral das coisas e esse certificado me ajudará muito. No futuro, quando eu for trabalhar com algo que exija programação, eu não precisarei mais começar do zero, porque eu já terei aprendido aqui”.

O estudante João Lucas comenta do privilégio em participar do curso. “Eu estou sendo privilegiado junto com meus colegas por essa oportunidade de estar fazendo a diferença”.

Mais do que abrir portas do mercado de trabalho, o projeto pretende estimular a geração de sobralenses interessados pelas ciências, como explica o prefeito Ivo Gomes. “São projetos de “geniozinhos” da nossa rede [de ensino]. Eles vão aprender a programar máquinas e estarem na ponta do conhecimento, construindo conhecimento e não apenas vendo nos livros, mas fazendo com suas próprias mãos”, disse o prefeito.

Assista ao vídeo:

Ouça a radioreportagem: