A obra é iniciativa do Centro Lemann, em parceria com organizações internacionais, no escopo do programa South-South, estratégia de apoio à transformação dos sistemas de educação de países e regiões do sul global
Liderança escolar, gestão pedagógica, acesso e permanência, avaliação, gestão de metas e resultados, formação, fortalecimento da prática docente e materiais didáticos. Você sabe o que tudo isso tem em comum? Tratam-se de palavras, práticas e processos que ajudaram a impulsionar os altos resultados da rede de educação de Sobral para garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa nas últimas décadas.
Tudo isso virou a websérie “Lições de Sobral: descubra como as políticas públicas revolucionaram a educação local”, que teve seus dois primeiros episódios divulgados no dia 29 de maio pela Prefeitura de Sobral e Centro Lemann de Liderança pela Equidade na Educação.
A organização, que tem sede no município, liderou a produção e contou com a parceria de outras organizações que participaram do exitoso programa South-South, estratégia de apoio à transformação dos sistemas de educação de países e regiões do sul global com inspiração na cidade de Sobral.
No primeiro episódio, “Liderança escolar para o fortalecimento da gestão pedagógica”, Herbert Lima, secretário da educação de Sobral, conta como o município seleciona, apoia e desenvolve gestores escolares para que sejam lideranças ativas na garantia do aprendizado de todos estudantes. O vídeo explora os temas: recrutamento e alocação de diretores escolares; o papel dos diretores; desenvolvimento profissional de diretores; e o papel e o desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos.
No segundo capítulo, “Acesso e permanência”, os temas que recebem atenção são: acesso e retenção, estratégias de monitoramento da frequência, engajamento das famílias, além de engajamento dos estudantes, atividades extracurriculares e proteção social. Para falar sobre os temas, o secretário recebe a companhia de Maria do Carmo Gomes, diretora escolar da rede, que explica como assegura a presença dos alunos. “Garantir essa frequência é no miudinho, aluno a aluno. Aquele que tiver faltado, imediatamente ligamos, olhamos no grupo do WhatsApp. Se não acontecer, nós entramos em contato dez minutos depois”, conclui.
O episódio também conta com a participação de Sandra Muniz, mãe de estudante da rede, que reitera a explicação da diretora e conta como a equipe escolar acompanha de perto a presença e o aprendizado de sua filha com toda a rede de apoio dos equipamentos públicos do município.
Ao longo do segundo semestre, Centro Lemann e Prefeitura devem lançar os demais episódios da série que sistematiza as políticas públicas que embasaram os altos resultados da rede de educação do município cearense para garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa.
Sobre o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação
O Centro Lemann é uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Dedica-se a inspirar, formar e apoiar lideranças educacionais na promoção de aprendizagem e desenvolvimento integral de qualidade, com equidade, no Brasil e no sul global. Também fomenta pesquisas aplicadas que apoiem lideranças na tomada de decisão eficaz com base em dados e evidências.
Assista aos vídeos AQUI
*Com informações do Centro Lemann de Liederança para Equidade na Educação