A Educação de Sobral foi destaque nacional novamente, desta vez, na plataforma educacional Porvir, em reportagem publicada nesta sexta-feira (18/02). A equipe da plataforma visitou o município, em dezembro de 2021, para participar da inauguração do Centro Lemann de Liderança para Equidade da Educação.

À época, a reportagem entrevistou gestores, professores e pesquisadores para entender melhor como o município se tornou referência nacional e internacional em educação, “reconhecido por ter uma rede pública de escolas em que as crianças de fato aprendem”.

Em um trecho, a reportagem afirma que, “por mais que seja difícil estabelecer qualquer comparação com as dificuldades decorrentes da pandemia de Covid-19, a evolução de Sobral traz pistas do que pode ser feito pelas redes públicas. No ano 2000, apenas 49% das crianças da cidade aprendiam a ler na idade certa. Quatro anos mais tarde, esse número já era de 92%”.

“Entre os fatores para uma mudança tão rápida, destaca-se o fim da indicação política para o cargo de gestor escolar, dando lugar a um processo seletivo feito de forma técnica, baseado em competências e a reorganização da rede, que reduziu o número de escolas”, explica a reportagem.

O texto ainda mostra que fazer de perto o acompanhamento de cada escola também influenciou a maneira com que Sobral avalia seus estudantes: “Em lugar de esperar pelos exames nacionais de larga escala a cada dois anos, a cidade tem seu próprio acompanhamento”.

Sobral tem uma experiência bem-sucedida de duas décadas e meia. Esse fator da postura e da decisão política é algo muito relevante. Não digo em relação à política partidária, que tem seu valor dentro do processo democrático, mas quando a gente fala de decisão política, fala de gestores públicos que muitas vezes tiveram que tomar decisões impopulares”, disse o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, para a equipe de reportagem.

Leia a reportagem completa AQUI

Facebook
YouTube