Os educadores responsáveis pela elaboração do currículo de Ciências de Sobral realizaram, no dia 7 de novembro, mais um encontro, no Colégio Sobralense Maria Dorilene Arruda Aragão, para discutir a elaboração do novo currículo de Ciências do município. Todas às quintas-feiras, técnicos da Coordenadoria de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, professores de Ciências da rede municipal e formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) se reúnem para fazerem estudos, reflexões e tomarem decisões sobre a organização de conteúdos.

“Estamos avançando para cumprirmos mais um desafio. Tivemos discussão sobre as grandes ideias, os eixos e a metodologia para uso dos Laboratórios FabLearn”, explica a coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação de Sobral, Edna Carvalho.

Desenvolvido com o apoio da Fundação Lemann, o novo currículo de Ciências do município está alinhado à nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e traz as melhores práticas e experiências internacionais para o ensino de Ciências, como o uso dos laboratórios FabLearn e a aprendizagem “mão na massa”.

Os laboratórios FabLearn, criados pelo professor Paulo Blikstein, da Universidade Columbia, são espaços de invenção, descoberta, investigação e aprendizagem que já estão presentes em 15 países do mundo. Em Sobral, sua implementação está integrada à formação de uma equipe de professores especializada, que já está aplicando novos princípios de ensino de Ciências, como um piloto para a construção de um currículo de Ciências moderno para os alunos.

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