Um grupo de educadores de Sobral participa, entre 06 e 12 de maio, da primeira formação do Programa de Especialização Docente (PED Brasil), realizada em São Paulo. Coordenado pelo Centro Lemann da Universidade de Stanford, o programa está alinhado com a implementação dos novos currículos de Matemática e Ciências e o fortalecimento da formação dos docentes da rede pública municipal de Sobral.
O grupo é formado por educadores da Secretaria da Educação de Sobral, da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). “Estamos nos preparando para formatar um curso de Especialização em Ensino de Matemática baseado no Método Stanford de Formação de Professores, que será ofertado para nossos professores. O nosso objetivo é qualificar ainda mais a educação oferecida na rede pública municipal de Sobral elevando-a à padrões internacionais”, explica o secretário da Educação, Herbert Lima.
Durante a formação, os educadores conhecerão os princípios do PED e as conexões com a prática; as estruturas, o currículo e os papéis do programa; aprenderão sobre salas de aula equitativas; gestão da sala de aula; avaliação, política de avaliação e portfólio. O grupo também participará de um workshop com a professora emérita da Universidade de Stanford, Linda Darling-Hammond, sobre os “Princípios da formação docente de qualidade”.
O PED Brasil é um programa de formação de professores desenhado para prover a construção de uma comunidade de educadores em universidades que possam implementar um programa inovador na formação de professores de Matemática e Ciências. Ao final do curso, os docentes deverão elaborar e apresentar o plano de implementação do curso em Sobral.