No segundo dia do 1º Encontro sobre Planejamento Sustentável Fortaleza e Sobral, na quarta-feira (09/02), a comitiva de gestores começou o dia visitando o Parque da Cidade e o Parque Pajeú para conhecer de perto o programa de arborização e educação socioambiental de Sobral. Acompanhadas pela vice-prefeita Christianne Coelho, as equipes conheceram três escolas municipais com espaços inovadores e a Casa da Avaliação Externa.
“Muito obrigado, Sobral, pelos ensinamentos, pela energia, pela recepção, pela excelência. Eu e minha equipe retornamos com mais motivação para planejar e agir. É inspirador ver exemplos como esses, que inovam e ressignificam os aprendizados dentro do Ensino Básico da nossa Rede Pública”, disse o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, que coordenou a missão em Sobral.
Na Casa da Avaliação Externa, as equipes da Prefeitura de Fortaleza, do Laboratório de Inovação e Dados do Estado do Ceará (Íris) e do Programa Cientista Chefe entenderam como o uso de dados e a mensuração de resultados auxiliam na identificação de lacunas e constante redesenho das estratégias de ensino.
Na Escola Padre Osvaldo Chaves, os visitantes conheceram o Laboratório FabLearn, que faz parte da estratégia de implementação do novo currículo de Ciências do Ensino Fundamental alinhado às melhores experiências internacionais de aprendizagem “mão na massa”. Já na Escola José da Matta e Silva foram conhecer o Laboratório Maker Espiral que também estimula o aprendizado por meio da tecnologia, criatividade e atividades desplugadas.
Encerrando a manhã de visitas, os gestores conheceram o laboratório Google For Education na Escola de Tempo Integral Marias Dias Ibiapina; e a Escola de Tempo Integral Edgar Linhares, no Nova Caiçara, onde é desenvolvido o projeto social “Virando o Jogo”, que oferece atividades de cunho socioeducativo, de qualificação profissional, na perspectiva de possibilitar o retorno de jovens que não estudam e nem trabalham ao ambiente escolar.