A secretária da Cultura e Turismo Simone Passos e os coordenadores da Secult, Edilberto Florêncio, Neycikele Sotero e Paula Silveira, estiveram, no último fim de semana (20 a 22 de novembro), participando de uma visita de intercâmbio às principais rotas culturais da região do Cariri. A visita foi facilitada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio da Fundação Casa Grande.

Os gestores tiveram um encontro para dialogar com a equipe da Agência de Turismo Comunitário, no qual foram pensadas estratégias de fomento ao turismo em Sobral, em especial o turismo comunitário, principal ponto de incentivo da região.

"A visita ao Cariri cearense foi uma oportunidade de intercâmbio. Chegando lá, a gente se deparou com um horizonte de possibilidades, onde a cultura popular toma de conta", explicou a coordenadora de Artes, Cultura e Cidadania, Neycikele Sotero.

Além disso, a equipe esteve na Instituição de Guarda da Fundação do Homem Cariri, espaço onde se encontra o acervo arqueológico coletado nas escavações do Centro Histórico de Sobral. O grupo também participou da 23ª Mostra Sesc Cariri de Culturas, evento que celebrou a inauguração do décimo Museu Orgânico da região. Em outra etapa da visita, os gestores conheceram a Vila da Música e os Museus Orgânicos de Mestres da Cultura.

REGIÃO DO CARIRI

Localizada no sul do Ceará, a região é referência na preservação das tradições populares e diversidade das manifestações culturais. Os Museus Orgânicos se destacam como um dos principais espaços de conservação dessas histórias e fazeres. Esses locais são espaços abertos ao público e que ajudam a contar a história, conservar as memórias do território e a valorizar os mestres da cultura e seus legados.

Facebook
YouTube