O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral executa, diariamente, a limpeza na rede coletora de esgoto de todo o município e todos os dias encontra acúmulo de lixo, lançado de forma irregular na rede.
Na segunda-feira (04/04), a equipe da Gerência de Serviços de Esgoto foi acionada para atender um chamado de desobstrução da rede coletora da Rua Pedro Mendes Carneiro, bairro da Expectativa. Ao começar os trabalhos a equipe encontrou dentro da rede diversas roupas, que haviam sido descartadas de forma irregular e estavam causando transtornos para os moradores de toda região.
“O entupimento da rede de esgoto gera inúmeros problemas aos moradores, que vão desde o extravasamento, com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações, o que acarreta prejuízos para o correto funcionamento do sistema de esgotamento sanitário de Sobral. Mesmo quando não há a intenção de despejar lixo no esgoto, a desinformação e a falta de atenção em certas atividades corriqueiras podem causar transtornos para todos”, pontuou o gerente de serviços de esgoto, Carlos Bratz.
O sistema de esgoto não é lixeira. Tudo que é lançado na rede, mesmo de forma não proposital, pode causar entupimentos com consequências graves ao sistema, principalmente no período de quadra chuvosa.