A Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS) recebeu, na noite de segunda-feira (15/08), a turma ingressante do curso técnico em Prótese Dentária. Os alunos foram recepcionados no Auditório Paulo Freire pela secretária da Saúde, Regina Carvalho, pela superintendente da Regional de Saúde de Sobral, Carina Guerra, e pelo diretor geral da ESP-VS, Osmar Neto, além dos coordenadores, docentes e técnicos da ESP-VS.
O curso Técnico em Prótese Dentária da ESP-VS foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação e tem duração prevista de 2 anos. O curso recebe alunos de 11 municípios da região (Acaraú, Carnaubal, Groaíras, Ibiapina, Irauçuba, Itarema, Meruoca, Mucambo, Pacujá, Reriutaba e Ubajara), dentre eles profissionais que atuam nos Centros de Especialidades Odontológicas Municipal e Regional de Sobral.
O curso tem como objetivo habilitar e qualificar o técnico em prótese dentária priorizando o desenvolvimento de competências relativas às práticas técnicas, éticas e humanísticas, melhorando a qualidade do cuidado à saúde, especialmente nos serviços de saúde bucal da rede do SUS. Todos os participantes são vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e atuam em serviços de atendimento odontológico, critério necessário para participar do curso.
O diretor geral da ESP-VS, Osmar Neto, ressaltou a importância social desse curso, uma vez que “os profissionais envolvidos nessa formação técnica devolverão às pessoas sua autoestima e seu sorriso”, complementando que “com este curso, a ESP-VS ressalta seu papel de promotora da educação na saúde e seu compromisso com a formação técnica de profissionais para a região Norte”.