A Secretaria da Educação de Sobral implementará as competências socioemocionais no currículo dos estudantes do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) das escolas municipais, no segundo semestre deste ano. Em maio, o município firmou um acordo de cooperação com o Instituto Ayrton Senna para a promoção da educação integral nas escolas por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.

Os coordenadores pedagógicos de 34 escolas, formadores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege) e técnicos da Secretaria da Educação participaram, de 20 a 22 de junho, de um workshop ministrado por Tonia Casarin, mestra em Educação pela Columbia University e autora do livro “Tenho Monstros na Barriga”, uma ferramenta para as crianças aprenderem a identificar as próprias emoções.

Na formação, os educadores entenderam a importância das competências socioemocionais e como desenvolvê-las. Também foram abordados a construção de elementos curriculares, práticas pedagógicas e de gestão para o desenvolvimento de competências socioemocionais, além de instrumento de acompanhamento dessas competências na sala de aula. Em agosto, o workshop contemplará os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

As competências socioemocionais se referem à capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, valores, atitudes e habilidades para se relacionar com os outros e consigo mesmo, assim como estabelecer e atingir objetivos e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva. Estudos internacionais e nacionais demonstram que o desenvolvimento dessas habilidades tem influência positiva na permanência do aluno na escola, na diminuição de ocorrências de violência na comunidade, entre outras conquistas e realizações ao longo da vida.

Sobral iniciou o trabalho nas escolas focando no desenvolvimento da empatia, do respeito e da confiança, competências que compõem a macro competência amabilidade. Também serão trabalhadas as macro competências: autogestão (determinação, organização, foco, persistência, responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo); resiliência emocional (tolerância ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração) e abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico).

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