Na manhã desta terça-feira (14/11), a Prefeitura de Sobral promoveu uma ação intersetorial no auditório do Paço Municipal: a capacitação de multiplicadores socioambientais. O propósito dessa iniciativa é formar agentes aptos a informar e sensibilizar a comunidade sobre a implantação da Coleta Seletiva porta a porta no bairro Domingos Olímpio.

A etapa de sensibilização junto aos moradores está programada para ocorrer de 22 a 24 de novembro, com previsão para início da coleta porta a porta no dia 27 de novembro (segunda-feira) e atividade às segundas, quartas e sextas-feiras, de maneira alternada à coleta sistemática, que acontece no bairro às terças, quintas e sábados.

Vale destacar que Sobral já realiza a coleta seletiva porta a porta nos bairros Sinhá Saboia e no Centro comercial. Os catadores associados utilizam triciclos 100% elétricos para coletar e transportar os materiais recicláveis, como papel, plástico, metal e vidro até a Central Municipal de Reciclagem. A cidade conta com 38 ilhas ecológicas estrategicamente distribuídas, proporcionando à população a oportunidade de entregar seus materiais recicláveis, fortalecendo a coleta seletiva ponto a ponto, por meio de investimentos em infraestruturas inovadoras e sustentáveis

Essa iniciativa conta com o envolvimento direto das secretarias do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma), da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). Além disso, destaca-se a colaboração ativa dos articuladores locais da Secretaria da Saúde, com os Agentes de Endemias, e do Conselho local do bairro Domingos Olímpio, consolidando uma ação conjunta e abrangente.