No Dia Mundial da Saúde, comemorado na quarta-feira (07/04), Sobral recebeu o reconhecimento de experiência exitosa na saúde no Prêmio APS Forte no SUS - Integralidade no cuidado. Promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) no Brasil, a premiação reconhece experiências inovadoras na Atenção Primária à Saúde (APS).
Entregue para representantes da Secretaria da Saúde de Sobral durante a solenidade na sede da Opas, em Brasília, o reconhecimento foi direcionado ao trabalho do projeto Flor do Mandacaru, desenvolvido no município pela Estratégia Trevo de Quatro Folhas. O Flor do Mandacaru é um projeto de apoio à saúde do adolescente e redução da gravidez na adolescência e foi um dos finalistas do eixo de Atenção Integral nos Ciclos de Vida.
Para o gerente do projeto, Carlos Romualdo, foi uma honra poder representar a Secretaria da Saúde em mais uma premiação da APS Forte. "Recebemos, em 2021, outra premiação dentro do programa da OPAS, sobre a experiência exitosa que foi feita no acompanhamento e monitoramento de pacientes que tiveram Covid-19. Dessa vez, voltamos aqui devido aos bons resultados que o Projeto Flor do Mandacaru vem trazendo para a população jovem do município e é uma honra e uma felicidade fazer parte dessa história", destacou.
A 3ª edição do Prêmio APS Forte no SUS recebeu 1.151 relatos de experiências de todo país, divididos em quatro eixos temáticos. Chegaram na última fase de avaliação 12 experiências que demonstram a excelência do SUS, e que representam o empenho de todos os profissionais de saúde que trabalham diretamente na ponta, para ampliar o acesso à saúde, fortalecendo a continuidade do cuidado das populações, sobretudo das que estão em situação de vulnerabilidade social.