A partir desta sexta-feira (10/12), 891 famílias agricultoras cadastradas no Garantia Safra poderão sacar o benefício de R$ 850,00, totalizando R$ 757.350 mil pagos à categoria. Além disso, outras 425 pessoas estão previstas para receber o mesmo valor.
O Garantia Safra é um seguro concedido a agricultores que tenham registrado prejuízos maiores de 50% em produções de algodão, mandioca, milho, feijão e arroz e que possuam uma renda mensal de até um salário mínimo e meio. Essa é uma política pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, executada em parceria com estados e municípios, que pagam pela adesão de cada agricultor.
Além da contribuição financeira para a adesão das famílias agricultoras, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da coordenadoria do Desenvolvimento Agrário, atuou no apoio logístico para a inscrição e no acompanhamento da adesão dos agricultores em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral (STRAAF).