Na madrugada da última quinta-feira (20/06), a Prefeitura de Sobral apreendeu 650 quilos de carne de aves inapropriada para consumo, oriunda de abatedouro clandestino, durante fiscalização na Avenida do Servidor Público, em Sobral. A ação conduzida pelos fiscais da Coordenadoria de Sanidade Animal, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), contou com o apoio do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) e da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

A ação ocorreu após denúncias por parte da população. O produto apreendido foi condenado e descartado no Centro de Tratamento de Resíduos de Sobral (CTR) por não oferecer garantia da qualidade e inocuidade alimentar, ou seja, apresentava risco aos consumidores.

“Os animais abatidos eram oriundos de um abatedouro clandestino de um município vizinho e estavam sendo transportados em condições que não seguiam os padrões sanitários estabelecidos pela legislação, estando na carroceria do carro, sem nenhum meio de refrigeração, higienização e com sinais clínicos de contusões entre outros”, explica o gerente de defesa sanitária, Eric Vale.

A fiscalização feita regularmente pelos fiscais de sanidade animal é importante para garantir a segurança alimentar da população, já que o abate e o processamento clandestino de produtos de origem animal oferecem risco à saúde dos consumidores e aos manipuladores.

Realizaram a fiscalização o gerente de Defesa Sanitária, Eric Vale; o gerente de Serviço de Inspeção Municipal, Mardonio Marques; e o fiscal Agropecuário Municipal, Gabriel Mota.

Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos