A Prefeitura de Sobral realizou, nesta quarta-feira (06/04), a formatura de 61 guardas civis para composição dos grupamentos da Ronda Ostensiva Municipal e de Fiscalização do Trânsito. O evento ocorreu no Centro de Convenções.
Para a secretária da Segurança Cidadã, Emanuela Leite, esse evento é a culminância de um trabalho colaborativo e democrático desenvolvido ao longo do ano de 2021, quando foi atualizado o Plano de Cargos, Carreiras e Salário e a respectiva regulamentação das equipes da Guarda Civil Municipal. “Ao tempo que os parabenizo, eu desejo também que, diariamente, ao assumirem seus postos de serviço, sejam sempre regidos pela sabedoria e senso de justiça. Aproveitem mais essa oportunidade para continuar honrando essa farda, no cumprimento das missões de servir e proteger. Sempre que estiverem regidos por esses ideais, essa gestão será a retaguarda de vocês”, comentou.
A ocasião contou com a participação dos familiares e das autoridades. Para o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte, esse é um momento de valorização da corporação. Ele lembrou também do papel da Guarda de forma essencial durante a pandemia, que cuidou para que a população se mantivesse em casa para se proteger. “Tudo que estiver ao alcance da gestão ela fará cumprir. Que possamos cada vez mais melhorar a nossa atuação, seja na fiscalização de trânsito ou na proteção dos bens públicos e na integração com outras forças de segurança. Que possamos trabalhar cada vez mais ativamente em prol da população sobralense”, finalizou.
“O trânsito é estruturado por três pilares: engenharia de ordenamento, educação e fiscalização. Muito se engana quem acha que o Guarda está na rua somente para multar. Não está. Ele desempenha uma série de atividades. Hoje finalizamos mais uma etapa de um projeto do prefeito Ivo Gomes, que tem como objetivo valorizar, estruturar e fortalecer a Guarda Civil Municipal”, destacou o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra.
Também participaram da solenidade a vice-prefeita Christiane Coelho, os secretários municipais Kaio Dutra (Trânsito e Transportes) e Sandra Arcanjo (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), a comandante da GCMS, Simone Oliveira, o diretor do Trânsito, Juliff Guedes, e também os representantes das forças de outras forças de segurança: Cel. Sérgio da Polícia Militar, Capitão Pessoa (Comandante da Uniseg/PM) , os delegados Matheus Araújo e Paulo Castro, da Polícia Civil e o Ten. Cel. Moraes, do Corpo de Bombeiros.