A Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), por meio da Coordenadoria dos Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS), realizou, nesta sexta-feira (15/02), no Memorial da Educação Superior de Sobral (Mess), a edição mensal do Fórum Municipal da Pessoa com Deficiência.
"O Fórum Permanente da Pessoa com Deficiência é realizado mensalmente, sempre buscando temas concernentes à área. Neste mês, pensamos em trazer o tema da educação inclusiva em Sobral, aproveitando que estamos no início do ano letivo para estudar e perceber como é e o que podemos propor para melhorar ainda mais", afirma Anderson Vasconcelos, do Núcleo da Pessoa com Deficiência da Coordenadoria dos Direitos Humanos e membro do CMDPDS.
Para debater a temática e explicar como a política municipal da Educação de Sobral trabalha a inclusão das crianças, foi convidada a professora Edna Lima, coordenadora de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação, que apresentou o processo de legislação brasileira que possibilitou a inclusão educacional das pessoas com deficiência na escola. Na ocasião, a professora apresentou ainda como se deu o processo em Sobral.
"Desde 2003, o município de Sobral já fazia a contratação de professores de Atendimento Educacional Especializado e, posteriormente, passou a garantir profissionais de apoio [cuidadores], além de oferecer formação mensal para os professores do AEE", afirmou a professora Edna, numerando algumas das iniciativas municipais na área de educação inclusiva.
Realizado mensalmente como uma forma de fortalecer as políticas municipais para a pessoa com deficiência no município, o fórum é uma estratégia para reunir organizações governamentais e não-governamentais que trabalham com a temática e as pessoas com alguma deficiência. A participação é aberta a qualquer pessoa interessada no tema.
Outras informações AQUI