Na última quinta-feira (16/11) e sexta-feira (17/11), foram realizados os fóruns de organizações da sociedade civil para compor conselhos municipais ligados à estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas).

Na quinta-feira (16/11), foi realizado o Fórum das Organizações da Sociedade Civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizado na Apae de Sobral. O CMDCA é composto por dez assentos, sendo cinco da sociedade civil e cinco do poder público. É um conselho paritário e sua presidência é exercida alternadamente pela sociedade civil e pelo poder público.

Já nesta sexta-feira (17/11), aconteceu o Fórum de Entidades e Organizações da Sociedade Civil para composição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). O evento foi realizado no auditório da Prefeitura de Sobral e contou com a participação de representações de 11 entidades que disputaram oito assentos reservados para a sociedade civil.

O Consea é composto por 12 assentos (titulares + 12 suplentes), sendo oito ocupados pela sociedade civil e quatro pelo poder público. Este é o único dos conselhos ligados à Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) a não ser paritário. Sua presidência é sempre exercida pela sociedade civil.

Os fóruns da sociedade civil são espaços previstos nas leis de criação dos conselhos e têm como objetivo a escolha das representações dessas por seus próprios representantes. A partir daí, as entidades eleitas indicam seus membros que terão assento no conselho pelos próximos dois anos. Já os membros do poder público são indicados pelas secretarias municipais, conforme previsto na lei.

Confira as entidades que irão compor o CMDCA até 2025:

• Apae de Sobral

• Sociedade de Assistência à Família Sobralense (SAFS)

• Instituto Casa Belém

• Instituto Trevo de Quatro Folhas

• Instituto Teias da Juventude.

Confira as entidades que terão assento no Consea até 2025:

• Apae de Sobral

• Sesc Sobral

• Santa Casa de Misericórdia

• Fazenda da Esperança

• Associação Mãos que acolhem

• Conselho Regional de Nutricionistas (CRN - 11ª Região)

• Instituto Trevo de Quatro Folhas

• Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares.

Na suplência, ficaram: o Instituto Beneficente Casa Pai Benedito das Cachoeiras, Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (CETRA) e Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sobral.