Pesquisadores da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) apresentaram para servidores da Unidade de Gerenciamento de Projetos de Prevenção de Violências (UGPPV), Pacto por um Ceará Pacífico e Projeto Virando o Jogo, em reunião virtual realizada dia 12 de maio, a estrutura, metodologia e resultados parciais dos estudos realizados pela instituição sobre “O Projeto Virando o Jogo - Juventude e Superação: reinserção escolar, profissionalização e renda de jovens em busca de um futuro melhor”, com turmas de Sobral. Na discussão e análises coletivas, o debate tratou também sobre as percepções, os alcances e desafios na realização do projeto.

Os dados quantitativos e qualitativos desse trabalho farão parte do relatório geral a ser produzido pela Funcap. Ainda que restem mais duas etapas a serem realizadas e analisadas, os dados preliminares apontam sobre a gravidade das vulnerabilidades sociais e suas implicações nas vidas das(os) participantes, bem como a urgência no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as juventudes da periferia sobralense. O encontro foi um momento de estímulo aos diálogos entre as instituições e profissionais envolvidos na execução do projeto no município, abertura para revisões e continuidade das ações.

Participaram do encontro os pesquisadores da Funcap, Lília Maia, Gustavo Raposo, Alexandre Jerônimo, Vita Caroline; Letícia Menoita do Pacto por um Ceará Pacífico no Interior; Hortência Veras (coordenadora de Gestão das Ações Territoriais - UGP-PV); Humberto Sousa (Gestão dos Círculos de Diálogos Comunitários e do Programa Articulador de Juventude - UGPPV); facilitadores comunitários (UGPPV), articuladores de Juventude (UGPPV), Inês Costa (Gerente de Área do Projeto Virando o Jogo – Sobral), além de outros servidores.

Facebook
YouTube