Em busca de garantir a segurança e a saúde dos garis que atuam na coleta de lixo, o Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris) promoveu uma palestra na tarde desta quinta-feira (07/12), com o tema: "Acidente com material perfurocortante, onde procurar ajuda?". Ministrada por Pedro Artur, na Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, o momento faz parte de uma programação promovida pela Secretaria da Saúde de Sobral, durante a campanha Dezembro Vermelho.

A iniciativa focou em orientar os trabalhadores da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep) sobre os riscos associados ao manuseio inadequado de agulhas e outros materiais perfurocortantes durante suas atividades cotidianas de coleta de lixo domiciliar.

Durante a oportunidade, os garis receberam direcionamentos sobre procedimentos a serem adotados em casos de acidentes com esses materiais, destacando a importância da testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além disso, a palestra abordou métodos preventivos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para uma atuação mais segura e consciente desses profissionais no exercício de suas funções.

Facebook
YouTube