Consolidada como polo de desenvolvimento econômico da região Norte do Ceará, Sobral continua atraindo grandes investimentos nas áreas do comércio e indústria. As empresas em instalação do município deverão gerar, já a partir de 2021, centenas de empregos com carteina assinada.   
 
Uma delas é a Amazon Temper, empresa de beneficiamento de vidros, que recebeu incentivos do Programa de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Sobral (Prodecon), por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). A empresa, que vai funcionar provisoriamente em um galpão na Avenida Senador Fernandes Távora, vai gerar 70 empregos diretos e 150 indiretos. 
 
De acordo com o secretário Inácio Ribeiro, a Amazon Temper, que tem unidades em vários estados, além de gerar emprego no município, firmou compromisso com a Prefeitura de Sobral para qualificar jovens para que se tornem futuros vidraceiros. 
 
Também com o apoio da Prefeitura, em breve Sobral ganhará uma mega usina de energia solar. A Sonne Energias Renováveis (uma empresa cearense gerida por um fundo europeu) vai ser construída na região do Caioca e será a primeira empresa a se instalar no novo Distrito Industrial de Sobral, com capacidade para produzir 114 megawatts (MW) de energia solar. 
 
O processo de construção da usina, que deverá ter início no começo do próximo ano, vai gerar 1.000 empregos. Quando estiver pronta, a unidade vai absorver 30 empregos diretos. 
 
Outro importante empreendimento que já está em construção no município é o Mix Atacarejo, pertencente ao Grupo Mateus, uma das maiores redes varejista de alimentos do Brasil. A unidade de Sobral deverá entrar em funcionamento a partir do segundo semestre de 2021 e vai propiciar 540 empregos diretos.
 
Em breve, também se instalará em Sobral uma unidade da rede de lojas Casas Bahia, a maior do Brasil no ramo de móveis e eletrodomésticos, que vai gerar 50 empregos diretos. 
 
Com o apoio da Prefeitura de Sobral, através do Prodecon, no final do ano passado foi inaugurada no município a fábrica da Diamantes Lingerie. O empreendimento gera, atualmente, mais de 70 empregos diretos e possui capacidade instalada para ampliar esse número para 300 funcionários. 
 
NOVO DISTRITO INDUSTRIAL 
 
Para dar continuidade à política de atração de empresas e buscando ampliar a área disponível para novos investimentos, a Prefeitura está criando o Novo Distrito Industrial de Sobral, na região do Caioca. A área, como mais de 400 hectares, já foi decretada como de utilidade pública. 
 
De acordo com o secretário Inácio Ribeiro, toda a infraestrutura necessária será construída pelo município a partir do surgimento de demandas de novos empreendimentos.   
 
Ele informa ainda que, nos últimos três anos, foram criadas mais de 2.500 empresas na categoria MEIs (Microempreendedores Individuais). “São pequenos empreendedores que foram qualificados pela Prefeitura de Sobral através dos projetos Ocupa Juventude e Segunda Chance”, disse Inácio Ribeiro, destacando que Sobral é um grande polo comercial e também uma região estratégica para o desenvolvimento de novos negócios.
 
Facebook
YouTube