A Agência do Meio Ambiente de Sobral, por meio da Gerência de Bem-estar Animal, resgatou mais dez animais em situação de maus-tratos no sábado (27/05). Seguindo o protocolo, os animais passaram por consulta veterinária, que inclui aferição de temperatura, coleta de sangue para testagem de leishmaniose e vacinação antirrábica.

Após a análise clínica e o tratamento necessário, os animais são encaminhados para castração, um procedimento que, além de evitar a procriação descontrolada, ajuda a prevenir diversas doenças, como o câncer.

"Nosso objetivo é diminuir o índice populacional de animais de rua e o sofrimento animal. Abandono e maus-tratos são crimes conforme a lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda. Se você flagrar qualquer tipo de maus-tratos, denuncie por meio do 190, da Polícia Militar Ambiental (BPMA), ou registre uma denúncia na Ouvidoria Geral do Município de Sobral", disse Marilda Galdino, médica veterinária e gerente de bem-estar animal da AMA.

O Centro de Acolhimento Temporário de Cães e Gatos (CAT) está regulamentado pelo decreto nº 3.393, de 23 de abril de 2024, e atende exclusivamente animais em situação de rua.

Facebook
YouTube