Técnicos da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) e membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram, nessa quinta-feira (07/06), de uma mesa redonda sobre regularização de fundos municipais, em Fortaleza.

O evento, realizado no Auditório da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), é uma iniciativa do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas), entidade que congrega os secretários municipais de Assistência Social do Ceará.

Na ocasião, o secretário Júlio Alexandre foi representado pelo gerente de Orçamento e Finanças da Coordenadoria Administrativo/Financeira da Sedhas, Raimundo Torres Neto. Pelo CMDCA e pelo CMDPI, participaram os presidentes Savanya Shell de Oliveira e Francisco de Paulo Guimarães.

A mesa redonda teve ainda a participação de Silvana Simões, presidente do Conselho Estadual do Idoso (Cedi); Conceição Nunes, secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca); Hugo Porto, coordenador do Centro de Apoio da Cidadania (Coacidadania e Ministério Público); e Socorro Candido, contadora do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/CE). Na ocasião, os participantes receberam informações sobre como proceder na criação e regulamentação dos fundos municipais.

"O evento tem grande importância para nós que estamos nas instâncias de controle, pois recebemos informações sobre como utilizar os recursos para combater as formas de violações contra idosos, crianças e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Entre estas manifestações, a violência patrimonial é aquela que retira deles o direito a uma vida digna, ao subtrair-lhes os bens necessários à sobrevivência: por isto é essencial combatê-la", destaca o gerente de Programas e Projetos da Sedhas e presidente do CMDPI, Francisco de Paulo Guimarães.