Um grupo de gestores das escolas municipais participou, nessa quarta-feira (09/05), de uma oficina sobre o curso Robótica Educativa, que terá aula inaugural dia 19 de maio, às 8 horas, no auditório do Sesi. Como parte das ações do programa #ocupaJuventude, o curso beneficiará 150 estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental.

Com carga horária de 300 horas, os estudantes participarão de 72 encontros (dois por semana), de uma Hackathon (maratona hacker) e de uma competição de robótica. Ao final do curso, os estudantes serão capazes de programar robôs autônomos com a tecnologia Lego, aprofundando os conhecimentos nas áreas de ciências, tecnologia e matemática.

“Essa iniciativa faz parte de uma política pública voltada para a juventude de Sobral e converge para um novo momento da educação de Sobral, de construção do novo currículo de matemática e de ciências, envolvendo o uso de tecnologias”, explica o secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima.

A iniciativa visa fortalecer a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico e trabalho em equipe, inspirando os estudantes a seguir nos ramos da engenharia, matemática e tecnologia. Através de atividades contextualizadas, utilizando robôs, linguagem de programação e games, como a tecnologia Lego, Mindstorms e Mangahigh, os estudantes buscarão a resolução de situações-problema, permitindo que sejam capazes de fazer descobertas, reflexões e aplicações dos conhecimentos em seu cotidiano.

Facebook
YouTube