Nesta sexta-feira (01/12), 20 guardas municipais concluíram a parte teórica do primeiro curso para capacitar o novo grupamento da Guarda Civil Municipal de Sobral, a Patrulha de Defesa da Mulher.

O grupamento será responsável por acompanhar mulheres em situações de medidas protetivas de urgência e oferecer mais segurança às mulheres em situação de risco devido à violência doméstica.

A aula inaugural foi realizada no dia 27 de novembro e contou com a presença da secretária executiva das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade, que tratou sobre os mecanismos de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar.

Com carga horária total de 60h, divididas em parte teórica e prática, nessa primeira etapa foram tratados assuntos como: Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher; Abordagens e acolhimento às mulheres vítimas de violência; Noções jurídicas (Legislação vigente, Lei Maria da Penha, a Lei do feminicídio, etc.); Rede de Apoio às Mulheres Vítimas de Violência; Atendimento à Mulher pela Autoridade Policial, dentre outros.