O Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, e a Prefeitura Municipal de Sobral, por meio da Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas), realizarão o I Seminário de Educação em Direitos Humanos de Sobral. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de abril, no auditório do SESI (Serviço Social da Indústria), localizado na Av. Dr. José Arimateia Monte e Silva, 1003 - Campo dos Velhos.
A articulação e organização do seminário no município de Sobral estão a cargo da Coordenadoria dos Direitos Humanos (CDH), da Sedhas, em parceria com o Fórum Permanente dos Direitos Humanos de Sobral, Liga dos Direitos Humanos do curso de Direito da UVA, Coletivo VRRÁ, Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (ESFAPEGE), Comissão de Direitos Humanos da OAB – Sobral, Defensoria Pública Estadual e SESI.
Para o coordenador dos Direitos Humanos de Sobral, Chiquinho Silva, “o seminário é muito importante para esta área, pois pretende estruturar e delinear uma política para os direitos humanos no Estado. O evento tem o objetivo de capilarizar esta agenda de discussão nos diversos municípios”, falou.
Programação:
Dia 12
18h - Abertura, com intervenção cultural;
18h30min - Composição de mesa;
19h - Palestra magna com o tema "Democracia e Educação em Direitos Humanos" com a professora Lídia Walesca Bonfim Pimentel Rodrigues, doutora em Sociologia pela UFC, membro do Conselho de Defesa de Direitos Humanos do Estado e do Comitê Estadual de Educação para os Direitos Humanos do Ceará.
Dia 13
8h - Mesa redonda e painéis sobre “Experiências bem-sucedidas de Educação em Direitos Humanos”, mediada pelo defensor público Igor Barreto de Menezes Pereira. Os painéis tem os seguintes temas: “A Importância da educação sócio emocional para a Cidadania e Direitos Humanos”, com a professora Carmélia Aragão; “Comunicação para educação popular a partir da ação do educador nos coletivos juvenis”, com Jamieson Simões; e “Educação para a memória e verdade”, com o Prof. Dr. Alexandre Pinto Moreira.
Após o horário de almoço, a plenária será dividida em grupos temáticos, que serão facilitados por profissionais de cada área: I - Educação Básica; II - Educação Superior; III - Educação dos Servidores Públicos; IV - Mídia e Comunicação; V - Educação Popular; VI - Educação para a Memória e Verdade. Em seguida, a plenária será aberta para apresentação das propostas e escolha das prioridades.
Inscrições AQUI