Foi inaugurada, na noite dessa sexta-feira (27/07), a Unidade de Acolhimento José Laert Fernandes Melo, primeiro equipamento no segmento a ser implantado no interior do Estado do Ceará. Dos 184 municípios, apenas Fortaleza oferece  o serviço.

Destinada a acolher dependentes químicos em situação de vulnerabilidade e risco social, o serviço irá disponibilizar 15 vagas, destinadas a maiores de 18 anos de idade (residentes de Sobral).

O prefeito Ivo Gomes aproveitou o momento para reforçar a importância do serviço."Eu estou muito orgulhoso de está podendo inaugurar essa Unidade de Acolhimento, o próprio nome descreve o propósito desse edifício, que é acolher, sem preconceitos, sem julgamentos, pessoas que estão precisando de apoio para superar momentos difíceis da vida. Todos nós passamos por fases difíceis, às vezes a gente sai sozinho, mas às vezes precisa de ajuda", disse o prefeito.

Funcionando em período integral, a Unidade de Acolhimento tem caráter residencial temporário (duração máxima de 6 meses) e oferece acolhimento voluntário, garantindo ao usuário maior suporte e proteção social.

"A Unidade de Acolhimento foi criada para atender usuários de drogas e álcool, que estejam em situação de vulnerabilidade, que precisam de um acolhimento noturno, que estejam em situação de rua e em vulnerabilidade em relação à família, pessoas que precisam dar um tempo pra se reestruturar, se refazer (...). Aqui eles vão ter comida, vão fazer atividades físico-terapêuticas, atividades operativas, e nós vamos buscar ainda, junto à rede intersetorial, cursos de capacitação”, disse a coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria da Saúde, Claudine Aguiar.

Serão oferecidas aos usuários do serviço atividades como tecelagem, pintura, teatro, música, dança, yoga, meditação, prática de silêncio, estudos para alfabetização/profissionalização etc., além de atendimentos médico psiquiátrico, entre outros serviços. Também será incentivada a participação diária, efetiva e rotativa nas rotinas de limpeza, organização, cozinha, jardinagem e horta, por exemplo.