O novo Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho foi entregue pelo Governo do Ceará, nesta sexta-feira (01/04). O empreendimento, localizado a cerca de 25 km da sede do município, tem capacidade para receber aeronaves de porte médio. Participaram da inauguração o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e a vice-prefeita Christianne Coelho.

O equipamento não tem pousos e decolagens autorizados até a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O governador Camilo Santana disse que considera o aeroporto uma obra estruturante para a população do município. "Hoje entregamos este equipamento pensando no futuro, porque este é o papel do estado: dar oportunidade para os municípios crescerem", esclareceu o governador.

O prefeito Ivo Gomes falou da homenagem ao sobralense Luciano de Arruda Coelho e destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento local. "Hoje nós inauguramos um aeroporto que leva o nome de Luciano de Arruda Coelho, um homem desenvolvimentista que, mesmo sem ocupar cargos públicos, fez uma grande diferença em Sobral, um intelectual, advogado pioneiro da cidade, alguém que sabia que não há desenvolvimento sem ensino superior, academia e tecnologia. Hoje existem muitos desejos de empreendimentos impedidos de se instalarem aqui pela falta de um aeroporto onde se possa pousar um boeing ou um airbus, então essa é uma porta que se abre para um futuro não tão distante de Sobral", disse o prefeito.

Instalado numa área de 180 hectares, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².

Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.

O Estado do Ceará investiu R$ 70 milhões para construir e equipar o aeroporto, além de oportunizar melhorias viárias, com a construção da CE-555, que homenageia a educadora sobralense Maria José Santos Ferreira Gomes, que se dedicou também às obras sociais. A rodovia, de 2,7 km, liga o aeroporto à CE-178, na altura do acesso ao distrito de Patriarca.

Na inauguração também estiveram presentes o ex-ministro Ciro Gomes; o secretário da Infraestrutura do Ceará, Lúcio Gomes; o deputado federal Leônidas Cristino; e outras autoridades, entre prefeitos de cidades vizinhas, lideranças locais e representantes do setor produtivo. As autoridades e o público presente assistiram a uma apresentação musical dos alunos da Escola Senador Carlos Jereissati.