A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Igualdade Racial do Ceará (Cepir), em parceria com a Secretaria dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social (Sedhas) da Prefeitura de Sobral, realizou, nesta quinta-feira (21/06), um encontro técnico de discussão sobre a Política de Igualdade Racial. O evento aconteceu no auditório do Memorial da Educação Superior de Sobral (Mess) e contou com a presença de servidores públicos, movimentos sociais, povos de terreiros e representantes de uma família remanescente de quilombola do distrito de Patriarca.

A mediação ficou a cargo da coordenadora da Cepir, professora Zelma Madeira, e de Daiane de Oliveira, da Célula de Articulação Regional da Cepir. Segundo o coordenador dos Direitos Humanos da Sedhas, Francisco Silva, o encontro técnico teve o objetivo de realizar uma discussão para criar futuramente o Conselho Municipal de Igualdade Racial de Sobral. "O encontro tem como objetivo discutir a municipalização de uma política de igualdade racial para Sobral, a exemplo do que já temos feito com outras categorias, como pessoas com deficiência e comunidade LGBT", disse Francisco.

A coordenadora da Cepir, professora Zelma Madeira, destacou em sua fala o racismo como estrutura que determina os lugares sociais e que precisa ser desmontada. "A Cepir trabalha com os segmentos populacionais historicamente discriminados em termos raciais. Então, trabalhamos com o racismo, que para muitas pessoas é 'mimimi', mas é um problema que acontece em todo o mundo", pontuou Zelma.

Como encaminhamento do encontro, os serviços presentes decidiram que se reunirão novamente dia 19 de julho, quando apresentarão um diagnóstico das ações que cada secretaria municipal já desenvolve na área de igualdade racial. A reunião deverá acontecer na sede da Vice-Prefeitura.