Estão abertas, até o dia 2 de junho, as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2018. Podem participar da competição estudantes de escolas municipais, estaduais e federais de todo país, que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental; no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio; ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O secretário da Educação de Sobral, Herbert Lima, destaca a importância das escolas municipais de Sobral participarem da competição: “Estamos iniciando as comemorações do centenário da comprovação da teoria da relatividade e essa é uma forma de despertar o interesse dos estudantes pela Física. Essa atividade também está alinhada com as novas inciativas da educação de Sobral, como a elaboração do novo currículo de Ciências, visando elevar os níveis de aprendizagem dos alunos, e a adesão do município ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia o aprendizado em ciências”, disse.

As inscrições e a nomeação do professor que será responsável pela organização local da OBFEP deverão ser feitas por cada escola preenchendo o formulário online no site da OBFEP. A olimpíada ocorrerá em duas fases: a primeira, dia 14 de agosto, nas próprias escolas; a segunda, dia 20 de outubro, com local a ser definido durante o processo. 

A OBFEP é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Visa despertar e estimular o interesse dos estudantes pela Física e Ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; e identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Regulamento AQUI
Inscrições AQUI
Calendário completo AQUI

Facebook
YouTube