Seguem abertas, até dia 6 de agosto, as inscrições para a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2018. Podem participar da competição estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de todo o país, que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental ou no 1º, 2º ou 3º ano do Ensino Médio. As inscrições são gratuitas.
A atividade compõe a programação do Ano Municipal das Ciências, em comemoração ao centenário do eclipse de Sobral, com o qual foi possível comprovar a Teoria da Relatividade, do físico Albert Einstein, e está alinhada com a elaboração do novo currículo de Ciências e a adesão do município ao Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
A olimpíada ocorrerá em duas fases: a primeira, de 09 a 11 de agosto, nas próprias escolas; a segunda, no dia 29 de setembro, em local a definir. As provas terão 15 questões objetivas envolvendo conhecimentos de Biologia, Física e Química. A cerimônia de premiação deve ocorrer no dia 11 de novembro com local a ser definido.
Poderão participar estudantes de todos os estabelecimentos de ensino em que houver pelo menos um professor credenciado. Para isso, o responsável de cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição online (clique AQUI).
Com o objetivo de despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais, a Olimpíada Nacional de Ciências é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ) e do Instituto Butantã, responsáveis por sua execução.