Foi realizada, na manhã desta terça-feira (28/08), uma assembleia geral extraordinária com integrantes do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral (CGIRS-RMS). Na ocasião, os prefeitos presentes aprovaram o edital de licitação de operação da Central de Tratamento dos Resíduos (CTR), discutiram o recebimento dos equipamentos da CTR e conheceram os valores que cada município deve pagar pela fase de destinação do lixo, ou seja, valores para depositar os resíduos no aterro da central.
Com previsão de conclusão para outubro, a primeira CTR do Estado do Ceará é financiada com recursos do Tesouro Estadual, na ordem de R$ 40 milhões, o projeto será entregue brevemente ao consórcio composto por Sobral e mais 16 municípios: Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, Senador Sá e Varjota.
“Vale ressaltar que os municípios deverão fazer o trabalho de triagem, separação dos recicláveis, além dos resíduos orgânicos, que devem servir para compostagem. Dessa forma, eles irão depositar menos resíduos no aterro sanitário, prolongando a vida útil do aterro e economizando porque cada município vai pagar sua parcela de acordo com a quantidade de toneladas que eles enviem para CTR”, destacou Joselito Silveira, secretário executivo do Consórcio para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Sobral.
Além dos prefeitos municipais, a reunião contou ainda com representantes da Secretaria das Cidades, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente de Sobral (Seuma) e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (Sema).