O mês de junho é marcado, anualmente, pela campanha "Junho Violeta", que surgiu no Brasil em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas(ONU), com o objetivo de chamar a atenção para as situações de negligência, violências física, patrimonial, psicológica e outras.

A Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), por meio dos seus serviços, utiliza o mês de junho para levar essas informações à comunidade, por meio dos veículos de comunicação, palestras e outras ações.

Serviços disponibilizados

Para garantir direitos, prevenção de violências ou a superação do risco social causado pela violência, a Sedhas atua ofertando vários serviços às pessoas idosas.

  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV Idoso), ofertado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS);

  • Serviço de acompanhamento familiar de idosos vítimas de violações de direitos, ofertado no Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas);

  • Centro do Idoso Rosa Maria Rodrigues;

  • Passe Livre Municipal (Casa do Cidadão);

  • Núcleo da Pessoa Idosa (Coordenadoria dos Direitos Humanos);

  • Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).

Formas de denúncia

Denúncias de situações de violência contra a pessoa idosa podem ser feitas pelo Disque 100, ao Ministério Público, ao CMDPI, dentre outros órgãos. O sigilo é garantido.

Facebook
YouTube